Páginas

Postagens populares

quarta-feira, 24 de março de 2010

A ABÓBORA


Saborear abóbora não é tarefa difícil, pois é super saborosa, mas isto não é tudo. Este alimento está repleto de benefícios, constituem uma boa fonte de betacaroteno que é um antioxidante que ajuda a evitar os efeitos dos radicais livres, que podem dar origem a certos tipos de cancro. Outro antioxidante que se encontra em quantidades razoáveis nas abóboras é a vitamina E. Contêm fibras que auxiliam no equilíbrio das taxas de colesterol. Possui niacina, substância originária das vitaminas do complexo B, que age evitando problemas de pele e no aparelho digestório. Contém ainda cálcio e fósforo, minerais que formam os ossos e dentes.
As abóboras são facilmente digeríveis e raramente provocam
alergias, pelo que constituem um excelente alimento para as crianças na transição entre a amamentação e a alimentação sólida. As sementes também devem ser aproveitadas, pois são uma fonte excelente de ferro e fósforo e ricas em potássio, magnésio e zinco.

Curiosidade
De acordo com registros históricos, na época do Brasil colônia, o Rei de Portugal, buscando exercer maior controle sobre o comércio e o ouro extraído, mandou construir Postos Fiscais ao longo dos caminhos onde era feita a contagem das cargas, dos escravos, e a cobrança dos impostos.
Um desses postos, também conhecido por registros, foi construído na região que na época era conhecida como "Região das Abóboras".
Quando os tropeiros saíam em viagem, vindo de São Paulo, Rio de Janeiro ou Bahia, davam a seguinte referência: "Vamos passar no registro das Abóboras". Tal registro ou posto tornou-se mais tarde o município de Contagem. Algumas pessoas também mencionam a existência de uma família cujo sobrenome era Abóboras, e que esta teria originado a expressão: "Contagem das Abóboras".