Páginas

Postagens populares

terça-feira, 16 de março de 2010

PANOS DE PRATO E ESPONJAS, UM PERIGO REAL!


Uma das funções da nutricionista é o de elucidar sobre as práticas aconselháveis e seguras a usar dentro de uma cozinha. Sendo assim deixo duas perguntas:
O que acham que é mais seguro, lavar a louça com um pano de pia ou com uma esponja?
E como evitar que ambos adquiram aquele cheiro desagradável?
Não é a ferramenta a grande culpada por espalhar germes na cozinha mas sim o seu manuseio. Tanto tecidos como esponjas são igualmente propícios à proliferação de bactérias, que se multiplicam na presença de partículas de comida e em ambientes úmidos e quentes. Milhões de agentes patogénicos ( que podem provocar doenças) provenientes de comida, podem estar vivendo naquele pedacinho de pano ou esponja que você está usando e podem espalhar-se facilmente da tábua de madeira para o balcão da pia ou para outras áreas da cozinha. As esponjas podem acumular mais bactérias do que os tecidos, por serem mais espessas, secarem mais lentamente.
Então caros leitores, quer você use um pedaço de tecido ou uma esponja, sempre deve lavá-lo em água quente corrente e torcê-lo bem depois de cada uso. Não o guarde de imediato, para que possa secar rapidamente. Importante, necessita permanecer seco, por essa razão não deixe a esponja ou tecido dobrado dentro da pia.
As bactérias são as responsáveis pelo mau-cheiro, por isso quando elas são eliminadas os odores são automaticamente eliminados. É possível destruir 99% dos germes presentes em uma esponja de celulose ao colocá-la em um prato com água e levá-las ao forno micro-ondas por um minuto, ou ainda colocá-la na lava-louças no programa de água quente. Isto deve ser feito diariamente ou depois de manusear carne ou ovos na cozinha.
Troque os panos pelo menos semanalmente e substituas as esponjas a cada duas semanas.


Proteja sua família!