Páginas

Postagens populares

terça-feira, 22 de abril de 2014

RECEITAS, HISTÓRIAS E ESTÓRIAS DAS COMIDAS PORTUGUESAS

A história da gastronomia Portuguesa está relacionada com a excelente qualidade dos produtos que o solo e o oceano os presenteiam. Foi essa matéria-prima, de influência atlântica e mediterrânica, que as várias culturas que povoaram esse território souberam engrandecer e aprimorar.
Dos fenícios aos romanos, dos mouros às novas gerações, a cozinha portuguesa é consequência de todos os contributos dos ocupantes da Península.
Também as descobertas marítimas e o enorme comércio de especiarias inspiraram a sua cozinha e introduziram novos sabores. Outros produtos base, como a batata ou o feijão, chegaram durante esse período apogeu da sua  história e, dai, partiram para vários países europeus.
Mas é sem dúvida o mar que lhes dá os mais brilhantes produtos, os mais saborosos peixes e mariscos alimentados pela rica convergência de correntes atlânticas e mediterrânicas.
A base da tradição Mediterrânica assenta na trilogia do pão, vinho e azeite. E esta tendência, espalhada um pouco por todo o país, encontra diferentes nuances de acordo com os contributos de cada região. A carne e os enchidos consolidam a base de produtos essenciais em muitos pratos portugueses, sobretudo na região Norte.
São estas influências climáticas, geralmente demarcadas pelas mesmas fronteiras geográficas que delimitaram os trajetos dos povos que pelo seu território passaram, que cunham as várias tendências e caracterizam as cozinhas regionais.
Nos próximos "escritos" meus serão sobre diversos pratos e algumas histórias e estórias sobre eles e sobre suas regiões.

Desta vez  será sobre o Norte de Portugal e um prato conhecidíssimo que se chama:


Bacalhau Gomes de Sá
Esta‚ a verdadeira receita de bacalhau à Gomes de Sá, tal como a criou o seu inventor, que foi comerciante de bacalhau no Porto.


Para 3 Porções

  • 400 g Bacalhau 
  • 500 g Batata
  • 2 Ovos
  • 1 dente Alho
  • 3 Cebolas
  • 0.35 g folhas louro
  • 1 ramo salsa em rama
  • Q.B. (que baste) Azeitonas Pretas
  • Q.B. Azeite
  • Q.B. Sal
  • Q.B. Pimenta


Cortar o bacalhau em postas e demolhar durante 48 horas. 
Colocar panela no fogo com água e deixar ferver. Juntar o bacalhau, deixar cozinhar, retirar e lascar. 
Lavar bem as batatas com a pele. Cozer em água, temperada com sal, retirar e deixar arrefecer. Pelar as batatas e cortar em camponesa (formato de meia-lua).
Cozinhar os ovos (duros), deixar arrefecer e picar. 

Descascar os dentes de alho e picar e descascar as cebolas e cortar em meia-lua. Colocar um tacho ao lume, adicionar o azeite. Juntar os dentes de alho, as cebolas e as folhas de louro; deixar refogar lentamente. Temperar com sal e pimenta. Retirar as folhas de louro e guardar. 
Colocar uma frigideira no fogo. Adicionar a cebolada e o bacalhau lascado e saltear. Juntar a batata e temperar com sal e pimenta. Colocar dentro de um tabuleiro, regar com azeite aquecido com alho picado e levar ao forno. Retirar e empratar. 
Decorar com salsa picada, azeitonas pretas e os ovos picados e servir.

Com esta receita vos deixo. Experimentem . 
Bom apetite , Ora Pois.






Nenhum comentário: